O papel preventivo da Nutrição

Postado: 28 de março de 2023

nas doenças crônicas

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como doenças cardíacas, derrame e câncer, são a principal causa de morte em todo o mundo, levando 40 milhões de pessoas a óbito a cada ano.

Isso representa 70% das mortes do planeta.

Outro dado que também representa um ônus social e econômico crescente é que o custo acumulado das cinco principais DCNTs para a sociedade em 2025 está estimado em US$ 46,8 trilhões.

As DCNTs estão ligadas à genética, estilo de vida, faixa etária, nível de atividade, comportamento e ambiente social. Isso inclui dietas não saudáveis, atividade física inadequada, tabagismo e álcool, bem como os efeitos crescentes da poluição do ar em ambientes internos e externos.

Dietas não equilibradas são um fator importante na prevalência dessas doenças. Os indicadores vinculados às DCNTs incluem aumento da pressão arterial, aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) e glicemia alta.

A nutrição equilibrada desempenha um papel fundamental na manutenção desses indicadores em níveis saudáveis e na redução dos riscos de DCNTs.

Atualmente é comprovado, por meio de estudos, que o consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras (FLV) eleva o risco para as DCNTs. Já o consumo adequado destes alimentos previne consideravelmente o desenvolvimento dessas doenças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão mínima de 400g de FLV diariamente, o que equivale a 5 porções diárias desses alimentos para todos os grupos etários.

No entanto, segundo pesquisa do IBGE (POF, 2008-2009), 9 em cada 10 brasileiros consomem menos do que o recomendado pela OMS de FLV por dia.

E aqui percebemos o tamanho do nosso desafio e o quanto a Nutrição pode ter papel fundamental nessa mudança.

E afinal como podemos iniciar esse processo em busca de uma alimentação balanceada?

  • Escolha alimentos e preparações com teor reduzido de gorduras, açúcares e sódio;
  • Prefira grãos integrais, alimentos integrais e fontes de fibras;
  • Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV).

Já passou por algum Nutricionista para te ajudar nessa jornada?

Publicado por: Vanessa

40 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *