Que tal pensar em “como eu como” ao invés de “o que eu como”?

Postado: 1 de fevereiro de 2023

Isso pode ser a chave para mudar seu relacionamento com o alimento.

Você já parou para prestar atenção por apenas um minuto nos estímulos envolvidos no seu ato de comer?

Será que o ato de se alimentar, está somente relacionado ao prestar atenção à escolha do tipo de alimento, como temos feito nos últimos anos?

Será que somente o “o que eu como” é que tem sua importância no processo de se nutrir?

Será que não estamos precisando direcionar o “prestar atenção” também ao “como eu como” e começar a olhar, “escutar”, me manter atento aos estímulos envolvidos na hora de comer?

Não seria a busca do entendimento de que a atenção voltada aos estímulos do COMO COMER a chave para a compreensão dos comportamentos que podem influenciar e até mesmo modificar o olhar que temos frente à comida?

Neste contexto, você já se perguntou se come chocolate ou se manda chocolate pra dentro? É bem provável que sua resposta para esse questionamento deva ter sido: “Claro que COMO chocolate!” Mas eu posso lhe afirmar que nem todas as vezes que você ingere o chocolate você está “prestando atenção” a ele.

Se alimentar com voracidade, no reflexo de “mandar comida para dentro” é diferente de “comer”’ e desfrutar de todo o prazer que comer pode proporcionar.

A essa forma de comer, prestando atenção “ao como você come”, podemos chamar de comer com atenção plena ou mindful eating.

Passar a se alimentar com atenção plena é comer prestando atenção, explorando principalmente nossos cinco sentidos corporais e nossas percepções físicas.

Comer com atenção é se conectar com a sua sabedoria interna, para que ela te guie em melhores escolhas alimentares.

Estar mais atento ao momento presente e observar a forma que temos nos alimentado pode ser a chave para melhorar nossa relação alimentar e assim ser mais assertivo em nossas escolhas.

ISSO FEZ SENTIDO PRA VOCÊ?

Publicado por: Vanessa

56 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *